O jardim de inverno é capaz de transformar um cantinho da sua casa em uma verdadeira redoma conectada à natureza. Aliando conforto, estética e funcionalidade, é o espaço ideal para quem ama cultivar plantas em qualquer época do ano.
Aqui, contamos o que compõe um jardim de inverno, um breve resumo de sua história e também dicas de como criar esse espaço de bem-estar em casa ou até mesmo no apartamento.
O que é?
O jardim de inverno é a extensão de uma casa projetada, especificamente, para cultivar plantas, flores e até mesmo pequenas árvores. Para isso, o ambiente é controlado e geralmente mantido a uma temperatura mais elevada do que o exterior — daí o seu nome.
Sua estrutura é tipicamente composta por paredes envidraçadas ou janelas que permitem a entrada de luz solar, criando assim um espaço que integra a beleza da natureza ao conforto do ambiente interno.
Como surgiu
A ideia de trazer a natureza para dentro de casa não é uma invenção contemporânea. Muito pelo contrário, os romanos antigos já construíam “áreas de exibição” em suas vilas para abrigar plantas tropicais.
Durante a era vitoriana na Inglaterra, surge o conceito de jardim de inverno propriamente dito. Nessa época, a paixão pela jardinagem entre os ingleses se tornou uma verdadeira obsessão, e por conta do clima desfavorável, grandes mansões começaram a incorporar esses espaços. Aos poucos, detalhes arquitetônicos elaborados foram incluídos e os jardins de inverno se tornaram símbolo de status e elegância.
Já no século 20, o jardim de inverno evoluiu para se adequar a uma estética mais moderna. A essência de refúgio verde dentro de casa permaneceu, mas com o intuito, também, de atender às necessidades contemporâneas e ser funcional, proporcionando uma conexão constante com a natureza independentemente do tempo lá fora.
Planejando um jardim de inverno
Algumas dicas preciosas são de grande valia na hora de planejar a construção de um jardim de inverno. Aqui, você encontra uma seleção de cinco passos fundamentais para um espaço funcional, prático e confortável:
- Escolha da Localização: antes de iniciar seu projeto, escolha cuidadosamente a localização. Prefira áreas que recebam uma boa quantidade de luz solar, pois muitas plantas dependem dela para prosperar. Certifique-se de que o espaço seja funcional e integrado ao restante da casa.
- Controle da Temperatura: manter uma temperatura estável é crucial para o sucesso do seu projeto. Considere a instalação de sistemas de aquecimento e ventilação, especialmente se você planeja cultivar plantas mais sensíveis.
- Escolha das Plantas: selecione plantas adequadas ao ambiente interno, levando em consideração a iluminação, temperatura e umidade. Plantas como samambaias, suculentas e orquídeas são ótimas opções para um jardim de inverno.
- Decoração Aconchegante: além das plantas, invista na decoração do espaço. Móveis confortáveis, almofadas, e até mesmo elementos como fontes ou pequenas esculturas podem transformar seu jardim de inverno em um refúgio acolhedor.
- Manutenção Regular: um jardim de inverno exige cuidados regulares. Esteja preparado para regar as plantas, podar quando necessário e garantir que o ambiente esteja sempre limpo e bem cuidado.
E para quem mora em apartamento, mas sempre sonhou em ter um jardim de inverno, também é possível! No apê da Mayumi Mitsube (no qual já gravamos até mesmo um Open House!), por exemplo, parte da varanda integrada virou um jardim onde cultiva suas plantas, relaxa na poltrona e recebe visitas. Basta escolher um cantinho com bastante incidência solar, ventilação e apostar na criatividade para transformá-lo em um ótimo jardim de inverno.
Projeto: Andrea Carla Dinelli | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação
Projeto: Mayumi Matsube | Fotos: Mariana Orsi / Divulgação
Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]